Essa é uma dica para as pessoas que querem manter o organismo funcionando corretamente por muitos e muitos anos! A nossa recomendação como nutricionistas é tirar proveito dos alimentos naturais.
A melhor alternativa para prevenir doenças como osteoporose, problemas cardiovasculares, controlar a pressão arterial e até mesmo evitar o desenvolvimento de câncer é abastecer a despensa de casa com frutas, verduras, legumes, leite e grãos!
Veja abaixo alguns alimentos naturais e que fornecem nutrientes indispensáveis à sua saúde e de toda sua família:
CANOLA
Substâncias: Ômega 3
Benefícios: Auxilia na manutenção dos níveis saudáveis de triglicerídeos, controle dos níveis de pressão arterial e redução do risco de AVC (Acidente Vascular Cerebral).
PEIXES
Substâncias: Ômega 3
Benefícios: Auxilia na manutenção dos níveis saudáveis de triglicerídeos, controle dos níveis de pressão arterial e redução do risco de AVC (Acidente Vascular Cerebral). O Ministério da Saúde recomenda o consumo ao menos duas vezes por semana.
AMENDOIM, CASTANHAS E NOZES
Substâncias: Ômega 3
Benefícios: Controlam os níveis de triglicerídeos, diminuem doenças cardiovasculares e os níveis de pressão arterial, e previnem arritmias. Desde que a pessoa não tenha alergia a tais oleaginosas.
Substâncias: Betaglucana (fibra alimentar)
Benefícios: Reduz o colesterol, glicose e o risco de câncer de intestino. Ao aumentar o consumo de fibras, é aconselhável aumentar também a ingestão de líquidos.
TOMATE
Substâncias: Licopeno
Benefícios: Reduz o risco de câncer de próstata e é antioxidante, ou seja, diminui a ação dos radicais livres, que são moléculas que aceleram o envelhecimento das células.
Para que o licopeno seja ativado, é preciso que o tomate esteja em forma de mollho.
GOIABA E MELANCIA
Substâncias: Licopeno
Benefícios: Favorece a redução do risco de câncer de próstata e é antioxidante.
Substâncias: Luteína e zeaxantina
Benefícios: Tem ação antioxidante que protege da degeneração do cristalino (a lente do olho) e diminui o risco de desenvolvimento de várias doenças.
UVAS ESCURAS
Substâncias: Resveratrol
Benefícios: Auxilia na redução de risco de doenças coronarianas. Pode-se encontrar a substância também em sucos naturais e em vinhos tintos.
Substâncias: Compostos nitrogenados e enxofre
Benefícios: Auxiliam na prevenção do câncer, desde que seu uso seja associado a bons hábitos de vida.
BRÓCOLIS
Substâncias: Flavonóides, isotiocianatos e indol
Benefícios: Tem efeito antioxidante, diminui os níveis de colesterol LDL (mau colesterol) e aumenta a atividade de enzimas que protegem contra o câncer.
COUVE
Substâncias: compostos nitrogenados, betacaroteno, enxofre, luteína e zeaxantina
Benefícios: Age contra o câncer, é antioxidante, diminui riscos de câncer e doenças cardiovasculares, protege da degeneração do cristalino.
FRUTAS CÍTRICAS
Substâncias: Flavonóides e limonóides
Benefícios: São antioxidantes, ajudam a diminuir os níveis do colesterol LDL (mau colesterol) e estimulam a produção de enzimas protetoras contra o câncer.
REPOLHO
Substâncias: Isotiocianatos e indol
Benefícios: Aumenta a atividade de enzimas protetoras contra câncer.
MORANGO E UVA
Substâncias: Catequinas
Benefícios: São antioxidantes e previnem certos tipos de câncer.
CHÁ VERDE E PRETO
Substâncias: Catequinas
Benefícios: São antioxidantes e previnem determinados tipos de câncer.
CENOURA, ABÓBORA, MAMÃO, MANGA, DAMASCO
Substâncias: Betacaroteno
Benefícios: São antioxidantes e diminuem os riscos de câncer e doenças cardiovasculares.
LINHAÇA
Substâncias: Ácidos graxos ômega 3 e 6, minerais, vitaminas e lignanas (compostos associados às fibras)
Benefícios: controla os níveis de triglicerídeos e colesterol, diminui inflamações e evita a formação de trombose. Os benefícios da linhaça se potencializam quando a semente é moída ou triturada.
CHÁS VERDE, BRANCO E VERMELHO
Substâncias: Catequinas
Benefícios: São potentes antioxidantes, reduzem o risco de várias doenças, ajudam no retardo do envelhecimento e favorecem o funcionamento do sistema cardiovascular.
ABACATE
Substâncias: Gordura monoinsaturada, vitaminas E, A, A e do complexo B, como o folato.
Benefícios:Diminui os níveis de colesterol total e o LDL (mau colesterol), aumenta os níveis de HDL (bom colesterol), promove saúde dos dentes e gengivas, protege os tecidos do corpo da ação dos radicais livres e promove o desenvolvimento saudável de células e tecidos.
ALHO
Substância: Alicina (enzima formada quando o laho é esmagado ou triturado)
Benefícios: Previne resfriados, gripes e outras doenças infecciosas, reduz o colesterol e a pressão arterial, e atua na prevenção do câncer.
PIMENTA
Substâncias: Ômega 3, capsaicina, vitaminas A e C e bioflavonóides
Benefícios: É antioxidante, previne contra o câncer, e é antiocoagulante, prevenindo a formação de coágulos que podem causar ataques cardíacos e AVC.
MAÇÃ
Substâncias: Pectina (principal fibra dessa fruta), flavonóides e polifenóis
Benefícios: Antioxidante, ajuda a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares, o colesterol, e previne a prisão de ventre. Os benefícios são maiores quando a casca da fruta é ingerida.
-
Observação: Essas são apenas algumas das substâncias e dos benefícios que esses alimentos podem nos fornecer!
-
Bem, pesquisadores brasileiros dedicam-se a desvendar os segredos das frutas do país, encontradas na Amazônia, no cerrado e na mata atlântica, como a guabiroba, o araticum, o pequi e o araçá. Segundo, professora titular de Bioquímica de Alimentos da Unicamp, Glaucia Pastore, essas frutas têm muito a oferecer.
Ela relata ainda que a maioria delas possui ação antioxidante, além de outras substâncias importantes, mas ainda precisamos descobrir em que doenças elas podem atuar. Temos uma idéia, mas tem que se investigar mais.
Glaucia acredita que essa é a tendência do futuro: aliar a alimentação diária com saúde.
Ela relata ainda que a maioria delas possui ação antioxidante, além de outras substâncias importantes, mas ainda precisamos descobrir em que doenças elas podem atuar. Temos uma idéia, mas tem que se investigar mais.
Glaucia acredita que essa é a tendência do futuro: aliar a alimentação diária com saúde.
Mas sabemos que esses alimentos sozinhos não garantirão total eficácia para a prevenção e recuperação da saúde.
-
Devemos lembrar que esses alimentos devem sempre estar associados a hábitos de vida saudável, juntamente com a prática de exercícios físicos regulares, ingestão de bastante líquidos e sem exagerar nos industrializados! Determinados alimentos "sozinhos" não fazem milagres, OK!!!!!