"Você é o que você come..."

"Você é o que você come..."

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Atenção gente!!! Cuidado!!!


60% das pessoas que fazem regime NÃO procuram orientação de especialistas!!!!!!!!!

E essa é uma técnica que pode trazer graves danos à saúde!!!!!


Calorias em forma de delícias!!
Para enfrentar um grande universo de tentações, de guloseimas, na grande maioria das vezes convidativas, uma vida de PRIVAÇÕES, ou pelo menos de tentativas!!!!

Mas, a verdade é:
Quem ainda não fez uma dieta " leve" ou ainda daquelas bem radicais, pode estar a caminho! É difícil escapar delas por muito tempo! Lutar contra a balança é uma MANIA nacional!!!!


A pergunta é:
Será que o brasileiro vive de dieta?
Sempre tem alguém que vem com alguma dieta "mirabolante", com vários nomes e técnicas. Mas a mania de dietas não é algo só de brasileiros!!!!
Há uma estimativa de que no mundo inteiro sejam gastos um total equivalente a R$ 50 bilhões de reais por ano em dietas!!! Isso mesmo, R$ 50 bilhões!!!!

Os artifícios para emagrecer incluem geralmente uma legião de produtos DIET e LIGHT (citados anteriormente em outra postagem).
Foi realizada no Brasil, uma pesquisa que mostra um atalho arriscado para emagrecer: mais da metade das pessoas que faz dieta (60%), não consulta um médico ou nutricionista, preferem se aventurar sozinhos. Receitas de todos os tipos e disponíveis em vários sites na internet recebem milhares de acessos todos os dias, além das revistas, que oferecem diversas opções.

Sem a orientação de um especialista, é muito comum o chamado "efeito sanfona", um eterno " engorda e emagrece" e que pouco a pouco vai comprometendo a saúde!
Alimentos calóricos, suculentos e que geralmente agradam ao paladar: é muito comum no mundo inteiro a tentativa de "se livrar" deles por um bom tempo em busca da BOA FORMA.
Mas os especialistas confirmam: qualquer dieta que não seja baseada numa alimentação equilibrada, onde se come de tudo um pouco, geralmente não vai apresentar bons resultados, e o pior, acaba pesando na balança!

O ideal seria consumir um pouco de tudo, frutas, verduras, cereais integrais...
E embora a maioria das pessoas saiba disso, é muito difícil alguém seguir essa recomendação.

Mas porque será que é tão difícil manter um regime?

A culpa acredite, pode estar no jejum, aqueles longos períodos sem comer NADA! Jejum ENGORDA!!!!
Segundo o nutrólogo da UNIFESP, João Castro Soares, comer várias vezes ao dia emagrece, pois existe em nosso organismo, o que chamamos de GASTO TERMOGÊNICO ALIMENTAR, que são as calorias necessárias para digerir os alimentos, e esse GASTO TERMOGÊNICO, é maior quanto maior o número de refeições.

O ideal é comer de 3 em 3 horas e dar preferência aos alimentos naturais, como as frutas por exemplo, e reduzir o sal nos alimentos. O sal em excesso causa retenção de líquidos no organismo, causando o famoso inchaço. E se você come alguma coisa salgada, isso estimula você a comer também alguma coisa doce.

Para aquelas gordurinhas básicas e os imponentes pneusinhos, a dica é se EXERCITAR de alguma forma, e para eliminar a gordura que perdeu beba bastante água.
"Na fase de emagrecimento, não é bom tomar apenas 2 litros de água, mas de 3 a 4 litros, aumentando a ingesta de líquidos", afirma o nutrólogo.

O resto do SUCESSO na dieta, fica por conta mesmo da DISCIPLINA! Viver em forma exige sim doses diárias de sacrifício, por mais simples que pareça nas "famosas" capas de revistas!
Fonte: R7, com informação do Jornal da Record.

____________ Lembre-se: Viver bem, é viver com Saúde!!!

Dra. Ana Kelly Oliveira
CRN 7861/P