"Você é o que você come..."

"Você é o que você come..."

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Mulheres abusam do álcool para emagrecer!


Anorexia alcoólica atinge dez mulheres a cada homem
Esse foi até um caso muito bem exemplificado, que ocorreu na novela "Viver a vida" , com a personagem Renata, que sofria desse mal: ANOREXIA ALCOÓLICA!
• Mas o que é a anorexia alcoólica? 
A anorexia alcoólica, ou também conhecida como drunkorexia, é mais uma das inúmeras conseqüências do alcoolismo. O consumo demasiado de bebidas alcoólicas provoca a perda de apetite, acarretando graves problemas no aparelho digestivo.
Ela é basicamente um mal feminino, pois atinge dez mulheres a cada homem e está intimamente ligado a quadros de anorexia nervosa, bulimia (compulsão alimentar seguida de vômito) ou outros tipos de transtornos alimentares. Abusar do álcool, neste caso, passa a ser duplamente satisfatório, pois torna-se útil para reduzir o apetite e para mudar a visão de realidade. 
 Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o alcoolismo atinge de 10% a 12% da população mundial. Ainda não há estudos sobre a anorexia alcoólica no Brasil, mas de acordo com o diretor clínico do Center for Motivation and Change, Carrie Wilkens, 30% das mulheres alcoólatras apresentam também algum sintoma de distúrbio alimentar.
Segundo a psiquiatra Angélica Claudino, do Proata (Programa de Orientação e Assistência a Pacientes com Transtornos Alimentares), da Universidade Federal de São Paulo, a anorexia alcoólica é um distúrbio duplo, pois envolve a anorexia e o alcoolismo.
Ela diz ainda que o  que existe na realidade é a associação de dois quadros, de uma doença associada a outra ou a sintomas de outra. O termo anorexia alcoólica é coloquial. É um transtorno alimentar aliado ao alcoolismo. 
A professora Magda Vaissman, do Instituto de Psicologia da UFRJ e chefe do departamento de Dependência Química da Associação Psiquiátrica do Rio de Janeiro (APERJ) esclarece que a anorexia é a falta de apetite, um sintoma de um problema do alcoolismo em que o alcoólico vai apresentar uma carência nutricional muito forte. “Ao ingerir o álcool, o alcoólico substitui a comida e seus nutrientes, agride todos os órgãos do aparelho digestivo, do esôfago ao intestino”. A perda de apetite seria uma das outras muitas conseqüências da ingestão de álcool, como esofagite, gastrite hemorrágica, hepatite alcoólica, varizes e hemorragias, carência de absorção das vitaminas do complexo B que pode evoluir para uma pelagra, diabetes secundária pela interrupção da produção de insulina e inibição da absorção de outras vitaminas que aumentam a excreção. Além do desenvolvimento de anemia macrocítica, na qual os glóbulos vermelhos, células responsáveis pelo transporte do oxigênio no sangue, aumentam para um tamanho maior que o normal.
 
Causa do problema é emocional
Um terço das mulheres que apresentam distúrbios alimentares também abusam do álcool, segundo a psiquiatra. Dentre estas, a maioria apresenta anorexia do tipo bulímico. A causa, segundo a psiquiatra, está sempre associada a diferentes situações.

- Em geral a anorexia nervosa acontece por uma junção de fatores. Há predisposição biológica para desenvolvê-la, aliadas a fatores como estresse, perfil psicológico, ambiente familiar e social.
A psiquiatra afirma também que pacientes com anorexia ou bulimia têm muito mais antecedentes de transtornos alimentares na família, principalmente entre mulheres e, de forma geral, sofrem vícios ou compulsões. "É um perfil de pessoas extrovertidas e impulsivas que precisam de riscos e costumam abusar de outras substâncias ou mesmo ter outras compulsões em jogos ou sexo compulsivo". 
No caso específico da anorexia aliada ao abuso do álcool ou alcoolismo a questão é que ela não se sustenta por muito tempo, segundo a psiquiatra.

- O álcool pode reduzir um pouco o apetite, assim como as anfetaminas, e faz a pessoa se manter em pé, porque tem caloria. Mas é uma caloria vazia, que não nutre nada. Não é verdade que uma pessoa pode viver só de álcool. Não existe ninguém que vai muito longe com as calorias contidas nele.

De acordo com o psiquiatra Celso Garcia Júnior, coordenador do ambulatório de Transtornos Alimentares do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da Universidade de Campinas, o transtorno também se caracteriza por atingir mais frequentemente mulheres adultas, "apesar dos transtornos alimentares começarem na adolescência." 
 Fontes: R7, fotos por getty imagens; Olhar vital, disponível em: www.olharvital.ufrj.br/

Então, gente, vamos ficar alertas...
Esse é um mal que está cada vez se tornando mais comum, e que necessita de muita atenção, OK!!