"Você é o que você come..."

"Você é o que você come..."

quinta-feira, 17 de junho de 2010

BENEFÍCIOS DO KIWI

Cada vez mais estudos mostram que o consumo de frutas é vital para promover a boa saúde. Frutas contêm vitaminas essenciais, além de minerais e fibra, que ajudam a proteger o organismo contras as doenças crônicas. Pessoas que consomem quantidades generosas de frutas como parte de uma dieta saudável têm maior probabilidade de reduzir de doenças crônicas como alguns tipos de cânceres, derrame e outras doenças cardiovasculares.

Dentre tantas frutas vamos nos deter ao kiwi. Está fruta é de origem chinesa, típica de regiões de clima temperado. Seu formato é oval e achatado. Possui uma casca de cor marrom clara, coberta por pequenos pêlos. A polpa da fruta é de cor esverdeada, apresentando diversas sementes pequenas e pretas no centro.

Possui um sabor levemente azedo de teor cítrico. É muito usado na fabricação de sucos e sorvetes. Pode também ser introduzido em saladas.

Este fruto é extremamente saúdavel porque não contém gordura nem colesterol e tem muito menas calorias do que outras frutas como a banana e a uva. Para cada 100 gramas da fruta vai ter aproximadamente 50 kcal. Mas, o que mais se destaca na sua composição é o seu elevado conteúso de vitaminas antioxidantes.

Ao contrário do que se pensa, o kiwi contém 2 vezes mais vitamina C do que a laranja (quase 1 mg por cada grama de fruta), é rico em vitamina B1,  caroteno (pró-vitamina A) e ácido fólico e contém tanta vitamina E como o abacate (3,5 mg por cada 300 g de fruta).

Também é rico em minerais, entre os quais se destacam o potássio, o cálcio, o magnésio (que lhe confere a cor verde), o ferro e o fósforo. O seu conteúdo de potássio , em particular, é impressionante: um kiwi médio contém cerca de 250 mg deste nutriente, conhecido por ser um ansiolíico natural, útil para combater estados de depressão ou ansiedade.

Então quais são os benefícios da ingestão regular deste fruto?

Rico em fibras, o kiwi é ótimo como laxante e para reduzir o colesterol. Como quase não contém sódio e por conter muito potássio, ajuda a regular a tensão arterial e a depurar o organismo, bem como a evitar  depressão e a fadiga. A sua riqueza em vitamina C ativa o metabolismo, reforça o sistema imunológico (as defesas), o sistema cardiovascular e a produçaõ hormonal. Além disso, o kiwi é um rémedio natural para combater o stresse aumentar a capacidade de concentração.

Na hora de comprar o kiwi selecione os que não estiverem machucados e bem firmes. Evite as frutas enrugadas ou com sinal exterior danificado. Se você comprar um kiwi que esteja muito maduro, ele terá uma durabilidade menos.

Curiosidade!!                                                                                                               

Você sabia que além de ser usado em saladas, sucos e sorvetes, o kiwi pode ser usado como amaciante de carne natural. Isso porque o kiwi contém uma enzima chamada actinidina. Corte metade do kiwi e passe na carne, ou então, descasque, amasse, espalhe sobre a superfície da carne e deixe por 10-15 minutos ou mais.


Drª Amanda Turazzi
CRN 7877/P