"Você é o que você come..."

"Você é o que você come..."

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

ARROZ E FEIJÃO: O CASAL PERFEITO!!


PORQUE ESTA DUPLA PODE TORNA-SE UMA REFEIÇÃO COMPLETA?

Um prato típicamente brasileiro, o nosso feijão com arroz representa um casamento de sucesso. Esse prato deve sua origem às raças que formam o nosso país. Os negros já apreciavam o feijão indígena e passaram a planta-ló e a come-ló com farinha, base da alimentação brasileira até o século XVIII. Posteriormente foi complementado com arroz branco por influência portuguesa, principalmente com Dom João VI.

QUAL O VALOR BIOLÓGICO DESSA MISTURA TÃO NACIONAL?

O nosso organismo precisa ingerir aminoácidos que não produz, como a lisina, a metionina e a cistina.

A proteína do feijão é rica em lisina, pouco presente no arroz, por sua vez, o feijão é deficiente em aminoácidos sulfurados, como a metionina e a cistina, os quais têm excelente fonte no arroz. Além disso, a mistura de feijão com arroz é rica em carboidratos, o componente energético de nossa alimentação.

Os valores protéicos do arroz com feijão se aproximam muitos dos de origem animal, na quantidade em que são fornecidos. A carne e derivados fornecem maior quantidade de aminoácidos e valores protéicos, porém oferecem mais gordura em sua constituição.

As proteínas vegetais são classificadas como incompletas, pois carecem de alguns aminoácidos essenciais ou não os contém em quantidade adequada.

No entanto quando complementados com uma pequena quantidade de proteína animal ou combinados com uma proteína vegetal complementar, esses alimentos oferecem refeições nutritivas com baixo teor de gordura e rico em fibras solúveis.

As leguminosas estão entre os alimentos mais nutritivos de origem vegetal - ricos em proteínas, vitaminas do compleexo B, ferro, potássio. Elas fornecem grandes quantidade de fibras solúveis e os carboidratos que fornecem são complexos o que os difere dos carboidratos simples provenientes dos cereais polidos. Contém pouca quantidade de gordura em sua composição com exceção da soja e do amendoim.

Além do cereal e  leguminosa é importante acrescentar verduras cruas e cozidas, além de gorduras monoinsaturadas (dar preferência ao azeite de oliva extra virgem) para garantir um perfeito equilíbrio da refeição diária. Complemente sua refeição com uma fruta ou acompanhe-a de um suco de frutas para fornecer vitamina C que ajuda a absorver o ferro que foi consumido na refeição.

O arroz integral possui 8 vezes mais fibras que o arroz branco e por isso traz mais benefícios à nossa saúde. Alem disso, contém vários nutrientes que o arroz branco não possui mais por ter sido polido. Vitamina B1, B2, zinco, ferro, magnésio e potássio. 

Fonte: site médico


Drª Amanda Turazzi
CRN: 7877/P