Uma das razões são as propriedades anticancerígenas e outros nutrientes que combatem diversas outras doenças.
Estudos recentes relatam que o brócolis contém um elemento químico (fitoquímico) inibidor do desenvolvimento da bactéria Helicobacter pylori (H. pylori), freqüentemente presente em gastrite e úlcera estomacal.
O brócolis é um vegetal muito rico em cálcio e ferro, minerais importantes para a formação e manutenção de ossos e dentes, e para a integridade do sangue; possui ainda vitamina A indispensável à boa visão e à saúde da pele e vitamina C, que se perde durante o cozimento usual.
Suas folhas são calmantes, purificadoras do sangue e são ricas em minerais. O caldo das flores é calmante, diurético, além de combater as inflamações do tubo digestivo. Tanto as flores como as folhas têm efeito laxativo.
Para uma boa compra basta verificar-lhes os talos e folhas, que devem ser verdes e sem marcas de picadas de inseto. Folhas amarelas indicam que a verdura está velha.
Ao cozinha coloque-os em pouca água fervente com sal e mantenha a paneladestampada durante todo o cozimento.
Benefícios terapêuticos
- Excelente fonte de vitamina C;
- Boa fonte de vitamina A e folato;
- Quantidade significativa de proteínas, cálcio, ferro e outros minerais;
- Rico em flavonoídes e outras substâncias que protegem contra o câncer;
- Diminui a pressão arterial;
- Protege o fígado;
- Reduz o colesterol;
- Pouco calórico e com alto teor de fibras.
O consumo de três porções diárias de vegetais como brócolis e repolho pode reduzir, até pela metade, o risco de câncer de próstata, foi o que revelou um estudo do Centro de Pesquisas do Câncer Fred Hutchinson, Seattle, Estados Unidos.
As pesquisas demonstraram que os vegetais da família das crucíferas, como: brócolis, couve-flor e repolho, são bem eficazes para reduzir o risco da doença, graças aos seus nutrientes.
Drª Amanda Turazzi
CRN 7877/P
Fonte: Site médico