"Você é o que você come..."

"Você é o que você come..."

segunda-feira, 12 de julho de 2010

POR QUE O BRÓCOLIS É TÃO SAUDÁVEL?




Uma das razões são as propriedades anticancerígenas e outros nutrientes que combatem diversas outras doenças.

Estudos recentes relatam que o brócolis contém um elemento químico (fitoquímico) inibidor do desenvolvimento da bactéria Helicobacter pylori (H. pylori), freqüentemente presente em gastrite e úlcera estomacal.

O brócolis é um vegetal muito rico em cálcio e ferro, minerais importantes para a formação e manutenção de ossos e dentes, e para a integridade do sangue; possui ainda vitamina A indispensável à boa visão e à saúde da pele e vitamina C, que se perde durante o cozimento usual.

Suas folhas são calmantes, purificadoras do sangue e são ricas em minerais. O caldo das flores é calmante, diurético, além de combater as inflamações do tubo digestivo. Tanto as flores como as folhas têm efeito laxativo.

Para uma boa compra basta verificar-lhes os talos e folhas, que devem ser verdes e sem marcas de picadas de inseto. Folhas amarelas indicam que a verdura está velha.

Ao cozinha coloque-os em pouca água fervente com sal e mantenha a paneladestampada durante todo o cozimento.


Benefícios terapêuticos

  • Excelente fonte de vitamina C;
  • Boa fonte de vitamina A e folato;
  • Quantidade significativa de proteínas, cálcio, ferro e outros minerais;
  • Rico em flavonoídes e outras substâncias que protegem contra o câncer;
  • Diminui a pressão arterial;
  • Protege o fígado;
  • Reduz o colesterol;
  • Pouco calórico e com alto teor de fibras.

O consumo de três porções diárias de vegetais como brócolis e repolho pode reduzir, até pela metade, o risco de câncer de próstata, foi o que revelou um estudo do Centro de Pesquisas do Câncer Fred Hutchinson, Seattle, Estados Unidos.

As pesquisas demonstraram que os vegetais da família das crucíferas, como: brócolis, couve-flor e repolho, são bem eficazes para reduzir o risco da doença, graças aos seus nutrientes.

Drª Amanda Turazzi
CRN 7877/P

Fonte: Site médico