Antes do desenvolvimento do diabetes tipo 2, as pessoas normalmente passam pelo estado pré-diabetes, em que o nível de glicemia é maior que o normal, mas não alto o suficiente para caracterizar o diabetes, que está entre 100 e 125 mg/dl no exame da glicemia em jejum, ou entre 140 e 199 mg/dl na segunda hora do teste de curva glicêmica, Nem todos os pré-diabéticos tornam-se, necessariamente, diabéticos, mas este estado de saúde requer uma atençaõ maior devido ao risco da progressão.

Diversos estudos avaliaram a eficácia de intervenções no estilo de vida e medicamentosas sobre a redução da resistência à insulina em indivíduos pré-diabéticos e as conclusões mostram que mudanças para uma vida mais ativa e saudável podem ser tão eficientes e menos invasivas do que o tratamento medicamentoso.

A perda de peso parece ser a variável mais importante para estes resultados, pois 1kg de peso corporal perdido está associado com uma redução de 16% de risco de diabetes. Entretanto, indivíduos que mudaram seus hábitos de vida e não necessariamente perderam peso, também apresentaram resultados positivos.
Fonte: Nutritotal
Drª Amanda Turazzi
CRN: 7778/P