"Você é o que você come..."

"Você é o que você come..."

segunda-feira, 5 de julho de 2010

SUCOS FRESCOS AJUDAM A DESINTOXICAR O ORGANISMO

Você sabia...

Que as frutas são o maior reservatório de de energia solar da natureza?

Que os brotos e folhas verdes são os alimentos mais ricos em fibras e clorofilas?

Os sucos de frutas, brotos, legumes e hortaliças vêm ganhado espaço cada vez maior como uma alternativa de incluir vegetais frescos e crus na dieta diária.

Ricos em vitalidade, sais minerais, vitaminas, fibras, agentes de crescimento, clorofila e substâncias antioxidantes, eles têm ação alcalinizante, depurativa, adstringente e nutritiva entre tantas outras. São alimentos vivos, que quando maduros, frescos e crus, são verdadeiros cúmplices para a conquista da harmonia física, energética e mental do ser humano.

São eficientes para desintoxicar, hidratar, tonificar os músculos e resgatar a vitalidade. Agem rapidamente no fortalecimento do sistema imunológico, ajudam na prevenção de inúmeras doenças e retardam o envelhecimento precoce das células.


Uma alimentação verdadeiramente saudável e natural deve ser composta por no minímo de 50% destes alimentos frescos e crus. Estes alimentos quando muito verdes, maduros, conservados ou cozidos já não apresentam a mesma vitalidade e poder nutricional. Porém, isso não significa que se deve sempre trocar o prato de salada verde ou de salada de frutas por um copo de suco. A mastigação também é necessária e um certo tipo de apreciação dos alimentos.

Mas, o consumo diário de 1 até 4 copos de suco , é uma atitude extremamente saudável e sábia.

Os sucos são uma alternativa de...


  1. Colocar masi frutas e vegetais crus na alimentação. Com os sucos é possível reunir grande quantidade de nutrientes em uma pequena refeição. Na centrífuga ou no liquidificador, 2 cenouras + 1 laranja + 3 folhas de couve se transformam em 1 copo de suco, refeição esta que dificilmente faríamos se tivessémos que mastigar;
  2. Evitar gastos energéticos com a digestão de alimentos ineficientemente mastigados, fato comum na sociedade moderna;
  3. Ingerir alimentos que tradicionalmente não costumam ser ingeridos crus, como a berinjela, o brócolis ou o inhame;
  4. Ingerir alimentos que dificilmente fazem parte das nossas preferências, mas que misturados a outros acabam por serem agradáveis ao paladar. Os sucos podem ser preparados no liquidificador, na centrífuga ou nos dois.

Preparado 100% no liquidificador, o suco costuma ficar bastante cremoso, já que não é praxe colocar muita água nas indicações de preparo, evitando diluições. Neste caso, o suco está concentrado em fibras, portanto indicado para aquelas pessoas que apresentam problemas crônicos de constipação, obesidade, diabetes e intoxicação.



Contrariamente, o suco preparado na centrífuga acaba sendo podre em fibras, portanto indicado para pessoas que não têm problemas de intestino preso e que desejam somente fortalecer seu sistema imunológico ou acelerar processos de convalecença e cura. Já o uso do liquidificador + a centrífuga é o que apresenta mais vantagens.

Neste caso, deixa-se as frutas citrícas (algumas com as cascas, como o limão), as folhas mais duras e as raízes para passar na centrífuga. O suco obtido na centrífuga é acrescentado no liquidificador para bater os demais ingredientes como as frutas e folhas macias, os brotos e os legumes mais suculentos, como o pepino e o tomate.

O interessante é que dessa maneira as fibras dos vegetais são "quebradas" e interferem menos na absorção da clorofila, substância que dá pigmento verde as plantas e é benéfica ao organismo. O resultado vai ser o aproveitamento da clorofila sem eliminar as fibras.

Para tormar mais agradável o sabor das misturas, principalmente aquelas onde entram mais legumes e folhas, é recomendado acrescentar frutas cítricas como laranja, tangerina e limão, como também maçã e a fantástica cenoura. Lembrar porém de não exagerar no número de ingredientes ou então o sabor ficará sem muita identidade.


Para que não perca seus efeitos terapêuticos, é fundamental que os sucos sejam preparados com alimentos frescos, maduros e crus, consumidos imediatamente após seu preparo.


Drª Amanda Turazzi
CRN 7877/P